Get Adobe Flash player
Home Clone Humano Clonagem à luz do espiritismo

Clonagem à luz do espiritismo

DollyA clonagem é um tema em foco nos dias que correm. Muito se especula sobre a possibilidade ou não de se conseguir um dia clonar ser humanos. Vejamos a opinião de Divaldo Franco o maior conferencista espírita a nível mundial, sobre este assunto.

Sobre este assunto, a clonagem humana, vejamos a opinião de Divaldo Pereira Franco, espírita, pedagogo, conferencista e médium muito respeitado mundialmente, doutor Honoris Cause por várias universidades:

 

«A clonagem humana ainda é muito remota. Não nos deixemos empolgar com as notícias sensacionalistas que nos dão resultados de experiências muito válidas e respeitáveis, mas que ainda demorarão muito. É necessário que a nossa contribuição, do ponto de vista da confiança, esteja alicerçada na razão, e o espírita em particular, com respeito aos demais, religiosos ou não, deve estudar bem «O Livro dos Espíritos», para não se deixar perturbar com facilidade por quaisquer ideias absurdas.

A problemática da clonagem vem sendo estudada há mais de 50 anos. Agora, uma experiência que nos trouxe "Dolly" (a ovelha clonada), demonstra a possibilidade de um animal clonado, de uma célula retirada da glândula mamária de um ser e fecundada com o DNA de outro. Mas há, ainda, muito espaço a percorrer, especialmente quando se constatou que a mãe de "Dolly" morreu.

Assim sendo, não se pode verificar se ela é uma cópia absolutamente igual, porque não se tem como fazer a comparação. Ademais, desde o momento dessa clonagem até chegarmos às experiências humanas, teremos um longo caminho a percorrer.

Em 1960, nos EUA, um experiente estudioso apresentou a seguinte questão: "Se deixarmos que os seres deficientes vivam, iremos ter uma decadência genética. Se interrompermos a vida dos seres deficientes, já teremos uma decadência ética".

Para Theodosius Dobzhansky, que assim se expressou, a questão estava nestes dois termos: deixar viver o deficiente ou eliminá-lo? Mas faltava uma base essencial para o raciocínio dele (a ética).

 Toda a vez que um indivíduo violenta uma Lei natural, sofre-lhe o efeito.

Aí está o ecosistema completamente comprometido e a Terra sofrendo as consequências climáticas.

A ética, naturalmente será apresentada para a genética.

A clonagem é um fenómeno natural. Na salamandra, quando se lhe amputa a cauda, ela se reconstrói completamente igual. Em determinados répteis, repete-se o fenómeno por automatismo da natureza. "Clone" significa ramo. Toda a vez que retiramos um ramo de uma árvore, ela repete a imagem inicial.

Portanto, a clonagem é uma experiência muito digna, do ponto de vista genético.

Até chegarmos à construção de um homem "clonado", com personalidade, raciocínio, lucidez, devemos apenas aguardar, e não nos preocuparmos em demasia.

Perguntarão: E onde fica o Espírito?

Quando a ciência conseguir meios que facultem a reencarnação, ele se fará presente. A fecundação "In Vitro" não substituiu perfeitamente o organismo humano? Então, devemos considerá-la como um avanço.

Todavia, a ciência, através dos seus mais ilustres paladinos e governos, deverão estar vigilantes para o uso que se vai fazer da clonagem.

Na moderna proposta da clonagem, o delírio faz com que algumas pessoas pensem na possibilidade de se criarem indivíduos descerebrados, que serão desenvolvidos até aos 15,16 anos, e depois armazenados para transplantes de órgãos. É um delírio! Isso não nos deve preocupar. Outros acreditam que podem interferir no gene, no DNA e retirar a sensibilidade para fazerem indivíduos totalmente imunes à dor. Criarem um exército de homens e mulheres indiferentes ao sofrimento. Mas, tudo isso não passa de "ciência-ficção".

E se um dia se tornar realidade? Criaremos monstros que nos irão destruir, como é natural.

Toda a vez que um indivíduo violenta uma Lei natural, sofre-lhe o efeito. Aí está o ecosistema completamente comprometido e a Terra sofrendo as consequências climáticas.

Quando a ciência conseguir meios que facultem a reencarnação, ele (o Espírito) se fará presente

Aguardemos! Qualquer tentativa de se antecipar o facto é uma elucubração.

O Espiritismo é a ciência dos factos. Allan Kardec disse textualmente: " À ciência cabe a tarefa dos fenómenos científicos. O Espiritismo não se envolverá nessa pesquisa científica. O Espiritismo aceita tudo o que a ciência comprova, mas não se detém onde a ciência pára. O Espiritismo estuda as causas, enquanto a ciência estuda os efeitos. No dia em que a ciência provar que os espíritos estão errados num ponto que seja, abandonaremos esse ponto e seguiremos a ciência".

É uma doutrina, portanto, profundamente vinculada à pesquisa, à investigação, à ciência através do seu trabalho intérmino para o processo da evolução.

Quando vimos a bomba atómica sobre Hiroshima e Nagasaki, sofremos o terror da fissão nuclear. E no entanto aí estão os átomos para a paz.

Sabemos que o veneno mata, mas, quantas vidas o veneno cura? Está tudo no direccionamento da criatura humana. Dessa forma, tranquilizemo-nos e aguardemos as investigações da ciência.

Pessoalmente, e os Espíritos que por mim se comunicam, não acreditamos que se possa clonar um ser humano, dando-lhe personalidade, lucidez, inteligência. Vamos aguardar...

Jornal Mundo Espírita

Por José Lucas

Top News

Links amigos

 Aqui oferecemos links para sites amigos do Bahia Espírita. Eles, de alguma forma, ajudaram esse ...

mais
O que é Sintonia Vibratória??

Veja aqui dois textos que nos dão uma boa ideia sobre o que significam as tão citadas palavras nos...

mais
Evangelização Infantil e Juvenil

Livro: Palavras de Luz Qual a importância da evangelização da criança no Centro Espírita? Div...

mais
Cirurgias Espirituais

Pelo Espírito Joanna de Ângelis/ Divaldo Pereira Franco - Livro Nascente de Bênçãos. A inefáv...

mais
“Mediunidade Responsável” - Comentário.

Vale a pena ler esse artigo que comenta a Psicografia “Mediunidade Responsável” do Espírito V...

mais
Evangelho no Lar

  Por que o Evangelho no lar? O Culto do Evangelho no lar, pelo menos uma vez na semana, será se...

mais
O Passe

"E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, a ponto de levarem aos enfermos len...

mais
O que é o UMBRAL?

Segundo o Novo Aurélio – O Dicionário da Língua Portuguesa [1], a palavra umbral foi tomada do ...

mais

Minutos de Sabedoria

Seja o mesmo, dentro e fora do lar. O lar é a sociedade em miniatura! A sociedade é o lar ampliado. Num e noutra, seja o mesmo: firme em sua palavra, seguro em seu pensamento, honesto em seus atos, calmo na onfiança em si mesmo. O homem é o que é. E a manifestação externa reflete o estado íntimo de nossa alma.