Home Espiritismo Destaques Principal Doação de Órgãos

Doação de Órgãos

Existem situações clínicas em que o transplante de órgãos é a única opção contra a morte. Infelizmente, muitas pessoas chegam a óbito na fila de espera por não encontrar um doador compatível. Uma pessoa pode doar quando é constatada sua morte encefálica ou mesmo em vida, podendo ser transplantados:

 

Doação de órgãos

Após a morte:

  • Córneas
  • Coração
  • Pulmões
  • Rins
  • Fígado
  • Pâncreas
  • Ossos
  • Medula óssea
  • Pele
  • Valvas cardíacas

Em vida:

  • Rim
  • Pâncreas
  • Medula óssea
  • Fígado (apenas parte dele, em torno de 70%)
  • Pulmão (apenas parte dele, em situações excepcionais)

No caso de doação após a morte, é necessária a autorização da família - a lei que fazia constar nas carteiras de identidade e habilitação a expressão “não-doador de órgãos e tecidos”, tornando doadores, por conseqüência, todos os demais brasileiros, perdeu validade a partir de dezembro de 2000. Quando é reconhecido um doador efetivo, a própria unidade de saúde comunica uma central nacional que tem acesso ao cadastro dos pacientes na fila, à espera de um órgão.

Para doar em vida a pessoa precisa, entre outros requisitos, estar em condições de doar o órgão ou tecido sem comprometer a saúde e aptidões vitais; apresentar condições adequadas de saúde, avaliadas por um médico que afaste a possibilidade de existir doenças que comprometam a saúde durante e após a doação; e ser parente de até quarto grau ou cônjuge. No caso de não parentes, a doação só poderá ser feita com autorização da Justiça. Preenchidos esses requisitos, deve-se contatar a central de transplantes do Estado em que se reside.

Visite o site da ABTO - Associação Brasileira de Transplante de Órgão

Última atualização (Dom, 22 de Agosto de 2010 01:23)

 
Jorge Lyrio - Conheça a Arte das histórias em tiras
42_saidochao
41_escandalo
40_docil
39_docuras
38_maodedeus
37_reencarnacao
36_desabamento
35_desencarne
34_dia_do_fico
33_encarnacao
32_dignidade
31_dia_das_maes
30_Ilusao
29_vendilhoes_atuais
28_pascoa
27_Indiferenca
26_conflitos
25_solidao
24_bahia_espirita
23_veneno
22_amar
21_presentes
20_aquecimento
19_umbral
18_escuridao
17_ultimo_desejo
16_evolucao
15_o_perdao
14_morte
13_mediunidade
12_a_paz
11_PAC_moral
10_fanaticos
09_dia_dos_pais
08_deus
07_protesto
06_serasa
05_vendas_e_evangelho
04_criancas
03_invencoes
02_cartao_credito
01_a_dor
Top News
Evangelho no Lar

Por que o Evangelho no lar? O Culto do Evangelho no lar, pelo menos uma vez na semana, será semp...

mais
O Passe

"E Deus, pelas mãos de Paulo, fazia milagres extraordinários, a ponto de levarem aos enfermos len...

mais
O que é o UMBRAL?

Segundo o Novo Aurélio – O Dicionário da Língua Portuguesa [1], a palavra umbral foi tomada do ...

mais
Chico Xavier

Uma vida de amor No dia 02 de abril de 1910, nasceu em Pedro Leopoldo (MG), Francisco Cândido Xa...

mais
Pensamentos de Allan Kardec

Sidney Rezende, do site www.sidneyrezende.com (SRZD-Fé) selecionou alguns pensamentos e reflexões ...

mais
A reencarnação e a bíblia

OS ESPÍRITOS SÃO PREEXISTENTES À CONCEPÇÃO DO CORPO. A Reencarnação está na Bíblia. Só n...

mais
Energias espirituais do sexo

"Toda vez que determinada pessoa convide outra à comunhão sexual ou aceita de alguém um apelo nes...

mais

Minutos de Sabedoria

Não perca seu equilíbrio interno. Por maior que seja a tempestade que o envolve, não perca seu equilíbrio. Todas as tempestades passam. E se soubermos recebê-las com serenidade, nenhum mal nos causarão. Jesus dormia no fundo da barca... Quando os discípulos o chamaram, nervosos, ele acalmou tudo. Faça o mesmo. Recorra ao Mestre Divino, para que as tempestades se acalmem a seu lado.