FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO

Cara-de-pau, mas lustrosa.

Que os políticos, em sua maioria, guardam uma tremenda cara- de- pau, já sabemos, mas já estão vazando as raias do ridículo e indo para o dantesco. Recentemente, no Sudeste e, agora, por aqui, as chuvas têm posto muita gente para chorar. Aí vemos, pela mídia, políticos e gestores públicos dizererem, por exemplo, que os problemas dos deslizamentos

são as ocupações irregulares de terrenos e construções de casas sem observância de normas técnicas. Sim, e daí? A função desses senhores não é, também, a de impedir que isso aconteça? Não é a de gerenciar o Estado, o município para os quais foram eleitos? Mas o controle dessa situação poderá gerar desagrado aos milhares de eleitores e, possivelmente, “atrapalhar” os projetos políticos dessa gente. A filosofia é do ficar bem com todos, a fim de que se lembrem do seu votinho. As vidas em risco são detalhes, vamos deixar ver o que acontece.

Segundo dados da Secretaria Nacional de Defesa Civil, em 2009, mais de 1,2 milhão de pessoas foram atingidas por catástrofes naturais; 292.608 pessoas desalojadas; 134.278 desabrigadas e 56 óbitos em 12 estados. Este ano, já temos mais 300 vítimas fatais. Já passou da hora de desmistificar a ideia de que, no Brasil, não existem tais problemas. Ainda em 2009, milhares de pessoas dos estados do Nordeste e do Norte passaram por situações semelhantes, quando 485 municípios foram atingidos pelas consequências da chuva e, é claro, pela leniência do poder público, em não implementar políticas de prevenção de desastres. É um tal de só construir contenção de encostas, ainda que necessárias, mas, e o trabalho sério de drenagem, infraestrutura onde fica?

É preciso haver mais compromisso com a miséria, a dor que essa gente passa.

Secretarias como a Sedes, Estado, e Setad, município, precisam estar mais atentas às necessidades dessa gente sofrida.

É muito triste ver e saber que, a cada dia mais, a vergonha está se perdendo no comportamento dos administradores públicos, pois não mais apenas insculpem as caras-de-pau, agora, também, as lustram com a indignação de todos.

José Medrado
Líder Espírita
Fundador da Cidade da Luz

José Medrado - Editorial

Cristina Barude - Psicografia

Eventos

Auxílio Espírita