No final do ano passado, a Escola Carlos Murion, do Complexo Cidade da Luz, que guarda parceria com o município de Salvador em sua existência, foi distinguida com o Prêmio Escola Referência Nacional em Gestão, e entre os responsáveis pela premiação estava a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO.
Todo o seu corpo pedagógico é servidor do Município de Salvador, mas fez com a direção da Cidade da Luz um pacto de comprometimento real com a qualidade, dedicação e eficiência da educação, pois ali estão crianças que precisam de eficientes referências de tudo.
Quando vemos uma tragédia ser tão noticiada, como a do goleiro Bruno, do Flamengo, inexoravelmente precisamos remontar ao ideal da educação, não somente, ainda que de muita importância, a do campo das letras, mas toda uma concepção que temos de vida, de sonhos, de conquistas. A educação está envolvida em tudo que diz respeito e se refere a nossa vida, desde a nossa inserção no mundo material, de mando, poder ou fama, até em nossas vivências emocionais e sentimentais. Em tudo haverá de se ter a educação como referência, disse alguém. Claro, pois o homem é um ser essencialmente histórico, político, social e cultural. Ele é um resultado curricular dessas vivências. Assim, então, fica claro entendermos porque as pessoas estão se permitindo deselegâncias, quando jogam lixo pela janela de seu carro nas ruas, quando furam uma fila, até quando perpetram uma barbárie contra o seu próximo. É a educação-referência que têm, desde a chamada doméstica, até a que percebem que “dá certo” nos seus líderes e ídolos. A repetição ainda é forte ferramenta de assimilação. Dessa forma, o que se vê em casa, na sociedade, os em formação vão repetir, possivelmente.
Causa, assim, medo vermos os desmandos, a falta de ética, de comprometimento com o outro, a impunidade. Tudo isso gerando fatores impulsionadores da degradação de gerações, pois aí se estabelecem as condições próprias de perpetuação de novas crenças, valores e habilidades.
“O homem vai se transformando em homem pela aprendizagem que vai adquirindo”.
José Medrado
Mestre em Família pela UCSAL
Fundador da Cidade da Luz